FOTO DA CAPA

FOTO DA CAPA

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dança do Leão chinês: tradição, cultura, arte milenar!

Dança do Leão, tradição, cultura e arte milenar!
Isso resume muito do que a maioria dos apreciadores e praticantes de kung fu sabem sobre essa manifestação artística chinesa. Mas o que nós ocidentais realmente sabemos sobre a a Dança do Leão? Utilizadas em comemorações chinesas: festivais, ano novo, casamentos, aniversários, campeonatos e outros. A Dança trás boa sorte, celebra união, fartura e prosperidade. No Kung fu é primordial seu desenvolvimento marcial e artístico, tem a existência milenar da qual nós brasileiros perseguimos muito mais informações.

Em busca de uma resposta mais sólida, vários artistas "confucianos" participaram do Seminário Internacional  da Dança do Leão, ministrada pelo Mestre chinês Lat Yip, residente no Canadá (Toronto), onde possui uma grande escola de arte marcial chinesa e ainda local que realiza vários eventos prestigiados por muitos.

Lat Yip, diretor da "Dragon Lion Cultural Sports Association of Canada", veio ao Brasil por intermédio de Lap Wah Ng que é diretor da United World Kung Fu Club, ambos mestres estiveram na cidade de São Paulo no dia 29 de julho de 2012 e propiciaram um dos melhores seminários já vistos na cidade.
O evento, realizado no Centro de Shaolin Wushu (professor Gutemberg Lins) contou com a participação dos mestres já citados, mas também com praticantes de Kung Fu de diversos estilos que vieram de muito longe, até de outros Estados do Brasil, como eu, que moro no município de Ananindeua, Pará, região da Amazônia Legal, mas que uni  todos meus esforços, pois já sabia da competência do Mestre Lat Yip. Assim, eu  e outros integrantes da arte milenar chinesa, tivemos um domingo maravilhoso aprendendo a teoria e prática, o manuseio e as batidas do tambor, prato,  e demais instrumentos que compõe a sonoridade da dança.
Tivemos ainda aulas práticas de movimentação de bases e posturais tradicionais como Ma bu, Gong bu, Xu bu e como utilizá-las na performance musical; direcionamento dorsal do leão para o artista da cauda e movimentações laterais para o artista que fica na cabeça do leão.
Todos que se inscreveram no seminário ganharam certificados canadenses disponibilizados por Lat Yip, apostilados e muita instrução de como deixar a dança mais autêntica possível.
A maior mensagem que podemos perceber deixada pelos mestres, é que devemos manter os conteúdos tradicionais durante a manifestação da dança, imprimir o " nosso Kung fu" acima de tudo e um traço artístico na performance. A dança milenar é a maior evidência SINO-CULTURAL DA CHINA, que mesmo em meio a urbanização e modernização arquitetônica, ainda resguarda seus hábitos milenares. Sendo assim, por este humilde blog não conseguirei transmitir toda a beleza e emoção (tanto no papel de observador, como executor artístico) que sentimos na dança.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E CONFIRA UM POUCO DO SEMINÁRIO.

Um comentário:

  1. Grande oportunidade esta que a Profª Eneida Fádell participou. Seminário este de grande importância para o desenvolvimento da pessoa. Acredito que a arte oriental a deixa muito satisfeita. Fico feliz por ir atrás de conhecimento de tão longe, e quem sabe um dia ser capaz de ensinar tudo aquilo que diz respeito a arte oriental.
    Abração Professora !!!!!

    ResponderExcluir