FOTO DA CAPA

FOTO DA CAPA

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Concurso de Dissertação

Caros alunos e seguidores do Instituto de Kung fu Vida Longa
Com muita honra venho anunciar que logo estarei propiciando a irmãos Vida Longa um belo concurso de Dissertação (Redação). Deve iniciar no mês de dezembro de 2011 e terminar em fevereiro de 2012. A corrida será em 3 etapas e termos 3 colocações: 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar, com direito a premiação simbólica e certificados de participação. Para muitos que não conhecem a metodologia desenvolvida por mim, acredito que um artista marcial completo é aquele que explora todas suas habilidade psicofísicas e intelectuais. Por este motivo, durante esses anos que venho dirigindo o Instituto que fundei, uma das metas é o incentivo a leitura e a escrita-manuscrita. Não aceito redações digitadas, pois o kung fu ao qual me propus a difundir é aquele em que o trabalho árduo é o objetivo principal. Desta forma, todos ficam mais bem preparados para a vida real que nos exigi tanto de competências e habilidades ( escola, mercado de trabalho, universidade, religião, família, esporte, outros). 
No começo deste ano, foram realizadas leituras diversas com temas afins das artes marciais: Os cinco anéis de Miyamoto Musashi, O Tao da Educação, O inesquecível Bruce Lee, e alguns temas sobre atividades físicas e qualidade de vida. Todos entregaram as dissertações com êxito. Argumentações seguras e um grande despertar de consciência, ficou evidente também o interesse de muitos alunos em buscar informações sobre os grandes filósofos, monges e mestres chineses que foram homens sábios que deixaram essa legado de mais de 2000 anos de tradição e cultura de onde provem nossa arte marcial. Como professora-educadora e licenciada, apenas favoreço o caminho do aprendizado, a busca por conhecimento deve sempre partir do educando. Assim eles o fizeram. Leram, discutiram e dissertaram!
Desde já aviso aos alunos do Vida Longa que dessa vez o concurso literário abordará com tema os Analetos de Confúcio, leiam ao máximo, pesquisem mas não esqueçam das referências de onde retiraram as pesquisas. Nem toda fonte é segura e eu cobrarei essas fontes como quesitos de veracidade das dissertações.
Para aqueles que ainda tem alguma espécie de receio sobre esta metodologia dentro de uma escola de kung fu, sugiro a seguinte orientação: deixem todos livres para ler, para tudo ver,  tudo conhecer! Permitam aos seus alunos conhecerem outras linguagens e outros estilos, só assim eles estarão de fato com você!
Veja abaixo o grande filósofo e pedagogo da história da China.

Indico este blog que li e achei interessantehttp://apanaceiaessencial.blogspot.com/2011/06/confucio.html
Repeito os devidos direitos autorais!

Confúcio


Dedicado a : Mirleide Chaar Bahia, que tanto me ensinou a tarefa de pesquisar, educar e aceitar os educandos com aquilo que eles tem de melhor!

4 comentários:

  1. Eneida, só passei pra dizer que já li o anuncio !
    Como sempre, estudar filósofos seja ele oriental ou ocidental é um trabalho que requer muita atenção e disciplina nas leituras , é preciso também que o aluno esteja preparado psicologicamente, e espiritualmente principalmente para entender o que os grandes filósofos quiseram passar para nós.

    .

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Eneida,como está?

    Gostei muito de sua metodologia de trabalho.Unindo a parte física com a parte teórica. De fato este é o verdadeiro método de ensino do Kung Fu , em minha opinião.Pena que a maioria dos professores ensinam somente a parte física.Triste.

    Parabens pelo seu ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  3. OI Vargas! Obrigada pelo elogio. Sim , também fico triste pelo Kung fu ser somente difundido como um ato meramente " físico". Mas, sabemos que jamais será! Minha metodologia é baseada em tudo que aprendi e na forma como fui treinada! Fora isso procuro ler muito e sou pesquisadora em parceria com a Universidade Federal do Pará ( Núcleo de teatro e dança). Por isso meu grupo de kung fu é desta maneira! Vamos trocar mais idéias! Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Querida, fiquei muito feliz e emocionada com suas palavras de homenagem a mim! Sinto-me orgulhosa de tê-la tido como aluna e de ter contribuido, um pouquinho, para você ser a profissional que é: dedicada, competente, inteligente, estudiosa e comprometida com o que faz. Continue sempre assim! Fico torcendo por seu sucesso! Um beijo dessa sua ex-professora que tem orgulho de ter tido você como uma de suas melhores alunas. Bjs, bjs e bjs, Mirleide Chaar Bahia

    ResponderExcluir