FOTO DA CAPA

FOTO DA CAPA

terça-feira, 26 de julho de 2011

KAIZEN TAIKO: POR JOSEI KANASHIRO E ENEIDA FÁDELL!

Primeira apresentação em público do Kaizen. Santa Rita 

TAIKO,
Instrumento de percussão japonesa que retrata uma das maiores tradições nipônicas vem sendo uma das inovações em Ananindeua desde março deste ano com a criação do Kaizen, grupo de taiko. Desta vez, o Vida Longa, grupo de Kung fu não obteve 100% da iniciativa  e sim um jovem sensei Josei Kanashiro.
Dia de treino


Tudo começou com a parceria a distância entre a professora Eneida e Josei, já que o sensei reside na cidade de São Paulo, através do curso de intercâmbio que a professora realiza já há um ano na capital paulistana, a docente aproveitou para ingressar também em mais uma linguagem da arte oriental: Taiko. Assim durante toda sua viagem que ocorre a cada três meses, as aulas de taiko foram progredindo de maneira informal e sem objetivo planejado em formação de grupo. Porém, durante a promoção de uma oficina da referida arte musical em janeiro deste ano, na qual o Vida Longa foi o principal público do evento, o ritmo dos tambores contagiou a todos que participaram do treinamento.
Interação Cultural com o NAI
Depois desta ocasião, Josei e Eneida resolveram unir seus esforços para que os alunos do grupo tivessem acesso a experiência musical da arte japonesa, visando que o grupo está situado na região metropolitana de Belém, ou seja, Ananindeua um município em constante progresso cultural e artístico, cidade em ascensão.


Assim, os treino acontecem semanalmente e ainda não estão abertas as inscrições para novas turmas, pois assim como na arte kung fu, Taiko exige a mesma dedicação, e neste caso mais ainda como disse Josei Kanashiro: aluno não ensina aluno!
Josei Kanashiro

O estilo que vem sendo ministrado por Josei é um dos mais tradicionais que existe, priorizando as notas músicas impactantes dos tambores. Esse foi um dos critérios que Eneida adotou e um pedido que ela fez ao sensei: sejamos fiéis as tradições.
Isso se dá também pelo fato de que o sensei já esteve no próprio país de origem em 2008 visitando o Japão com o grupo Jovens Líderes. Ele representou dignamente nosso estado como um exemplo de taiko a ser seguido! Esse temporada, ainda que curta em Tóquio lhe rendeu além de experiência, força e perseverança para continuar sua jornada e auxiliando demais grupo no Pará (Belém, Ananindeua) como vem fazendo nos últimos meses. Quebrando todas as barreiras de competição ou concorrência que possam existir entre grupos. Em outras palavras, Kanashiro não mede esforços pra ver pelo menos 20 grupos de taiko tocando em Belém.

EQUIPE DO KAIZEN


Da esquerda: Gabriel dos Prazeres, Eneida Fádell, Lucas Melo, Roger Pinho, Leonardo Bahia.

4 comentários:

  1. Olá Eneida e pessoal do Grupo Vida Longa.
    Sou o Edson do GITA
    Gostaria de propor uma parceria para um futuro próximo: desenvolvermos um trabalho em conjunto com Taiko e o Teatro da Crueldade do Artaud, um autor que eu pesquiso. Pensemos e deixemos que o tempo amadureça essa ideia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim. idéia amadurecida e aprovada! Depende de nós colocarmos em prática! Vamos manter uma presença maior um no dôjo do outro!

    ResponderExcluir