FOTO DA CAPA

FOTO DA CAPA

sexta-feira, 13 de maio de 2011

TREINO, ARTE E FESTIVAL

Profª. Eneida Fádell


Em fevereiro deste ano, a professora Eneida Fádell esteve mais uma vez em São Paulo para mais uma etapa de treinamento, intercâmbio e apresentações artísticas diversas.
Tratou-se do treinamento continuado que vem realizando no Cento de Internacional de Shaolin Wushu no qual o estilo título foi o foco de sua estadia na cidade paulistana. O estilo que é difundido e representado no Brasil pelo professor de Kung Fu Gutemberg Lins, por sua vez discípulo do Mestre ALBERTO GARCIA BERTOLI, corresponde a um estilo de tradicionalismo e perfeição. Por este fato é que o treinamento segue a risca os preceitos que há milênios vem sendo repassado de geração em geração nos monastérios Shaolins: respeito, perseverança, trabalho
árduo e acima de tudo autenticidade ao estilo.
A autenticidade tem sido uma das questões relevantes que o professor Gutemberg Lins vem enfatizado em todo o desenvolvimento prático e teórico de sua escola. A abordagem a qual ele se refere é no fato de muitos pseudo - mestres em Kung Fu difundirem erroneamente as técnicas de determinados sistemas de lutas.
Concomitante, tudo que diz respeito ao estilo vai se propagandando de maneira menos autêntica: o idioma, as formas, os fundamentos técnicos e mesmo os valores e princípios éticos. Trata-se de uma situação de banalização dos milênios de trabalho árduo em Kung Fu, no qual homens sábios (monges)  levaram uma vida inteira de dedicação em treino para obterem um resultado satisfatório.
 Desta forma, preservando as raizes do referido estilo, o Centro Internacional de Shaolin Wushu interage totalmente com a dinâmica cultural em que se insere o universo do Kung Fu.
A demonstração clara disto foi a participação direta da escola na Festa do Ano Novo chinês, Ano do Coelho, no qual diversas apresentações artísticas, marciais, danças e próprio folclore do povo chinês estava em evidência.

Uma demonstração dos conteúdos técnicos do Shaolin Quan, estilo representado por Gutemberg Lins, foi apresentada no Ano Novo Chinês 2011. Confira o vídeo abaixo

O Ano novo Chinês é comemorado, no Brasil, todos os anos no Bairro da liberdade, centro da Cidade de São Paulo.
É um iniciativa de um grupo de empresários, imigrantes chineses, residentes paulistanos, e diversos artistas marciais. Dentre as principais apresentações é possível contemplar a Dança do Leão, Dança do Dragão, desfile de moda chinesa, apresentação de Taolus (Katis), exibição de cosplay e outros. Para quem estava presente, foi uma festa de rara beleza.

Folclore chinês, bairro da liberdade - São Paulo 2011.
ACESSE O FLICKR E CONFIRA A VERACIDADE DESTA POSTAGEM!
http://www.flickr.com/photos/wtlee/sets/72157625964960246/show/

Um comentário:

  1. Eu estava lá!!!! Sei como foi lindo! Assisti o festival e vi vocês se apresentando! Muito bacana Eneida!

    ResponderExcluir